Minha experiência como conselheiro cristão vem de longa data.

Estar envolvido nesse trabalho faz muito sentido para mim. Nascido de uma família simples porém piedosa, aprendi desde cedo o valor da oração. Cresci em um ambiente marcado pelo alcoolismo paterno. Não foi uma experiência tão dramática como muitas que conheci, mas sim suficiente para compreender a importância de um lado funcional para uma criança. Meu pai parou de beber, tratando-se em uma clínica psiquiátrica. A partir daí muita coisa mudou.

Entendo que esta experiência primeira determinou muito das minhas escolhas profissionais. Minha primeira escolha foi estudar teologia, e logo em seguida aconteceu a minha consagração ao ministério pastoral. Anos depois, acreditando precisar de um treinamento mais se adequado, decidi estudar psicologia.

Enquanto pastor surgiram as solicitações de auxilio para casos de alcoolismo. Percebi-me completamente despreparado para atender esses casos, mas encontrei recursos em uma pequena clínica de recuperação de alcoolismo, que em São Paulo foi a pioneira no tratamento de alcoolismo associado ao Programa de Doze Passos sugeridos por Alcoólicos Anônimos.

Convidado para cooperar com aquela clínica, comecei a atuar na área de recuperação de dependências químicas, tratando de todo tipo de dependência de drogas.

Em meados de 1982, iniciamos um pequeno grupo que estudava a Bíblia junto com o Programa de 12 Passos. O grupo permaneceu junto durante um tempo mas dissolveu-se. Continuei trabalhando em clínicas e em outubro de 1990, junto com um grupo de colegas, fundamos a Clínica Vitória. Permaneci nesse trabalho até o ano de 2004, quando deixei a clínica para cuidar do Celebrando a Recuperação.

Hoje aplico o conhecimento acumulado por 25 anos de atuação em clínicas de recuperação de dependências químicas na Igreja Batista do Morumbi. Além disso temos colaborado com várias outras igrejas dando-lhes suporte para que comecem o trabalho em seus comunidades.

Consulte o seguinte blog: www.celebrando-ibmorumbi.blogspot.com e conheça mais desse trabalho.